15 de março de 2016

Alimentos que combatem a ansiedade


“ – Quando fico ansiosa, eu como. E sei que não como da melhor forma porque depois de comer, fico com menos fome, mas não menos ansiosa”.
Este é o desabafo de uma pessoa ansiosa. Depois de analisar com cautela, era possível assegurar que não se tratava de nenhum distúrbio de ansiedade, uma ansiedade patológica, mas sim uma ansiedade natural – e necessária – que todos enfrentam diante de algumas situações desafiadoras, desconhecidas, novas. Também não se tratava de nenhum tipo de transtorno alimentar. Apenas alguém que – como muitos de nós – procurava na alimentação uma forma (não muito eficaz) de aliviar os efeitos de uma ansiedade que aparecia de vez em quando.
Mas existem certos alimentos que nos ajudam a lidar melhor com a ansiedade, quando consumidos correctamente.

1) Proteínas magras (leite, ovos, queijos magros) – Estas proteínas magras são ricas em triptofano, um aminoácido que auxilia na produção de serotonina, hormona responsável pela sensação de bem estar, conhecido como “hormona da felicidade”, contribuindo então para a diminuição do stress.

2) Citrinos As frutas cítricas, em geral, são ricas em Vitamina C, aliadas do bom funcionamento do sistema nervoso. Assim, ajudam a diminuir a secreção do hormona cortisol, que leva a informação de tensão e stress para o nosso corpo. Com os níveis de cortisol mais baixos, a ansiedade tende a diminuir.

3) Hidratos de carbono – O que ocorre é que estes alimentos ajudam a elevar os níveis de açúcar no sangue, o que resulta em uma sensação de prazer e bem estar. Mas cuidado! Prefira os hidratos integrais, como arroz integral, farinha integral e outros cereais também na forma integral. Também o feijão, mel e frutas mais doces, mas sempre com moderação. Lembrando que o açúcar em excesso pode ter efeito contrário, ou seja, aumentar a ansiedade. E neste caso, deve ser controlado.

4) Carnes, peixes e frutos do mar – Estes alimentos também são ricos em triptofano, assim como as proteínas magras, mas são também uma excelente fonte de taurina (aminoácido que diminui a ansiedade) e, no caso dos peixes e frutos do mar, selénio e zinco, que combatem os níveis de stress e cansaço. Dê preferência sempre às carnes mais magras e brancas.

5) Chocolate – O chocolate também pode ser um bom aliado para reduzir a ansiedade. Ele é rico em flavonoides, antioxidantes que ajudam na produção de serotonina –  o tal “hormona da felicidade”. Mas, de novo, tenha moderação e prefira o chocolate amargo, que além de conter menos gordura e menos açúcar, tem maior concentração de flavonóides.

Alguns alimentos devem ser evitados, ou consumidos em menor quantidade, como a cafeína, o álcool, doces e refrigerantes, que podem descontrolar os níveis de açúcar no sangue e causar maior ansiedade e irritabilidade. Bom senso e moderação sempre devem estar presentes para que a alimentação seja uma aliada de nossa saúde física e mental.

Alguns hábitos também podem ser eficazes:
1) Pratique exercícios físicos regularmente – Realizar actividades físicas regulares, ajuda na libertação de endorfina, responsável pelo aumento da disposição e redução das tensões. Encontre uma actividade que realmente lhe dê prazer e faça disso um hobby.

2) Respire fundo e faça alongamento – Quando controlamos a respiração, aumentamos a concentração de oxigénio no organismo e “enviamos a informação” ao nosso cérebro de que está tudo bem. O alongamento, por sua vez, diminui a tensão dos músculos que contraímos quando estamos tensos, principalmente do pescoço, ombros, costas e pernas. Assim, ajudamos a diminuir a ansiedade e seus efeitos.

3) Tenha uma agenda – Quando você anota todos os seus  compromissos, você “elimina” esse excesso de carga dos seus pensamentos, ou seja, “libera o espaço” ocupado por tantas preocupações na cabeça e consegue relaxar melhor, além de deixar as ideias mais claras para se organizar.

Caso perceba que mesmo com estas dicas, sua ansiedade persiste de forma a prejudicar sua rotina, procure a ajuda de um psicólogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário