19 de janeiro de 2016

Procrastinar

 

O procrastinador é aquela pessoa que está sempre a adiar as tarefas que tem para executar. Deixa tudo para amanhã. Não é capaz de tomar uma decisão e de levar a bom termo a sua decisão porque adia infinitamente o seu inicio. A dieta começa sempre amanhã ou na próxima segunda feira. O trabalho da escola e o estudo é feito à última da hora, sob pressão, porque o planeamento feito não foi cumprido. A tarefa que o chefe designou arrasta-se até ao prazo limite e depois é feita às três pancadas.

O procrastinador profissional tem um lema "Tenho de fazer esta tarefa. Tenho mesmo de a fazer porque já deveria ter sido terminada. 
Se repararmos bem, verificamos que o próprio lema é já em si um estimulo à não execução da tarefa. Sempre que atribuímos um dever, "tenho de " , uma obrigação a algo, em termos inconscientes deixamos de ter vontade própria, ficamos sem escolha. É, portanto, necessário, reformularmos a frase e passarmos a ter um lema produtivo. Eu escolho fazer esta tarefa agora. Eu vou fazer esta tarefa porque decidi assim. Qualquer uma destas opções indicam ao nosso consciente escolha pessoal, deixam-nos mais felizes e propensos para a acção.

Concentre os seus esforços no inicio da tarefa e não no final

Divida-a em pequenas etapas. Tal como não sobe uma escada começando no último degrau também não termina uma tarefa se não o fizer por etapas. isto é tanto mais importante quanto maior e mais complexa for a tarefa.

Não exige demasiado de si. Dê o seu melhor sem esperar agradar a toda a gente. Haverá sempre alguém que não irá gostar, quanto mais não seja por inveja e más energia.

Divirta-se. Nada é mais importante do que tirar prazer do que está a fazer. Tão importante como o final é o processo e é durante este que deve ser feliz. Se deixar para a última da hora terá de o realizar todo de seguida, sem pausas e isso é stressante. Dividindo-o por fases, poderá parar, planear outras actividades pelo meio e tirar daí maior prazer.

Não crie demasiadas expectativas. O eterno "isto devia ser assim" gera insatisfação e culpa. Nada deve ser ou deveria ser. Será como tem de ser. Mais uma vez a atenção ao pensamento e à forma como construímos as frases a ter um grande impacto na forma como sentimos as coisas. É por isso que é sempre importante reformular o nosso diálogo interno.

Reformule o seu diálogo interno

Defina prioridades e focalize a sua atenção numa tarefa de cada vez e verá que tudo se torna mais fácil.



Sem comentários:

Enviar um comentário