13 de janeiro de 2016

Controlo da raiva

 

A raiva é uma emoção natural e saudável mas é importante mantê-la controlada. Dá-nos energia para nos defendermos e reagir mas em excesso é prejudicial. Passa a ser um problema quando é demasiado intensa, dura demais, quando leva à agressão e violência ou quando prejudica a relação com os outros.

Se dá por si a deitar fumo pelas orelhas quando o ultrapassam numa fila, a puxar os cabelos quando lhe chamam a atenção ou a dizer o que não quer magoando quem está ao redor porque o dia não lhe está a correr como esperava, se calhar é importante aprender a gerir melhor a sua raiva (zanga/ revolta).

- Conte até 10 - pode parecer muito infantil, mas quando se sentir em tensão recorra a este velho e útil truque sem receio porque vai ajudá-lo a reduzir essa emoção. Se for necessário afaste-se da pessoa ou situação que lhe está a provocar essa reacção.

- O exercício físico é sempre uma boa forma de controle de emoções. O cansaço físico está relacionado directamente com menos tensão emocional. Por isso, se se sente muitas vezes a explodir corra. Literalmente

- Encontre soluções - os conflitos têm por base um qualquer problema percepcionado. Aprenda a focar-se na solução e não no problema e aumente dessa forma a sua capacidade de raciocínio que diminui face à tensão emocional sentida.

Deixo aqui um teste  para que cada um possa avaliar até que ponto precisa ou não de controlar a raiva.

Boa sorte!


Sem comentários:

Enviar um comentário