20 de outubro de 2015

Reconstruir a relação


Como recuperar um casamento desgastado pela rotina em que um dos parceiros ou ambos se sente física e emocionalmente distante?
Como saber se uma relação terminou?
Em terapia aparecem casais que querem respostas rápidas a estas duas questões. Bem, meus amigos, como em muitas outras questões, a resposta é mais complexa do que pode parecer à primeira vista mas há algumas orientações, (meras orientações!), que vos posso deixar porque o importante é procurarem ajuda nesse processo quando decidem que o que querem é de facto reconstruir a relação.

 Toda a relação passa por períodos de crise e desejar que tal não aconteça é totalmente utópico. De repente, os elementos de um casal vêm-se em lugares opostos de um campo de batalha, cada um implicando cada vez mais com o outro. Podem chegar a tal ponto em que as características que antes eram engraçadas, actualmente são detestáveis e fonte de afastamento. Tudo o que o outro diz ou faz é de certeza para me irritar. o barulho à noite, na cama, é só para me atingir; o tom de voz que se altera e se torna mais acalorado é sentido como agressividade, o afastamento e o silêncio são desinteresse e conformismo; Tudo parece ser fonte de conflito e as pessoas ficam sem saber que fazer para sair de um ciclo vicioso que as controla e de repente os parceiros viram adversários e tudo, mesmo as coisas que não têm a mínima importância, são valorizadas e o confronto e as hostilidades permanentes.

Temos guerra e rebentam na relação misseis e torpedos. O casal não dá tréguas e o conflito agudiza-se. Soam tiros, não há cessar fogo e a arma de destruição maciça está prestes a ser utilizada por uma das partes para acabar de vez com o conflito. Se o casal não parar, não agir a tempo, se deixar que os combates prossigam, se continuar o ataque, provavelmente não sobreviverá.

Acredito convictamente que há sempre espaço para a reconstrução desde que ambos o desejem e se empenhem nesse objectivo. Com mais ou menos ajuda externa tudo é possível. Não é possível fazer com que uma pessoa ame outra, mas é possível ajudar a implementar algumas mudanças para ajudar a reconstrução, quando é isso que desejam.

No fundo, parece que tudo se baseia em 4 factores:
Amor
Respeito
Comunicação
Perdão

Foquem a vossa atenção no parceiro e na relação e procurem reforçar cada um dos quatros pilares anteriores através da recordação dos momentos iniciais de paixão e namoro, da lembrança das caracteristicas que vos fizeram apaixonar por aquela pessoa, da compreensão pelos medos e inseguranças do outro, da atenção aos seus valores e atitudes, do reforço da comunicação e, se calhar o mais importante de todos nesta fase, cultivar o perdão. Apenas com uma atitude conciliatória de não critica, não agressão e perdão é possível progredir.



Sem comentários:

Enviar um comentário