3 de março de 2015

Vamos falar de sexo # 8

 

Uma das diferenças relatadas pelos casais é a frequência da relação sexual. Enquanto que as mulheres consideram a relação sexual como um prolongamento de uma intimidade emocional pré existente, os homens estão normalmente predispostos para o sexo mesmo se a relação estiver mais fria. Para os homens parece não ser importante o romance, o envolvimento emocional porque, mesmo quando ele não existe, a vontade sexual ainda prevalece e o sexo é para eles uma forma de restaurar a intimidade.

John Gray, autor do livro "Os Homens são de Marte, as Mulheres são de Vénus" refere que, numa relação em que os parceiros vivem na mesma casa, o ressentimento atinge as mulheres quando não há namoro e atinge os homens quando não há sexo.

Que podemos, então fazer, com estas posições diferentes?
Se pensarmos, facilmente verificamos que entramos num circulo vicioso. O homem zanga-se e quer sexo para restaurar a intimidade, a mulher zangada e nega sexo. A ausência de sexo faz aumentar a zanga entre parceiros, há um que deixa de namorar a mulher e outro que nega a relação assim se cava ainda mais o fosso entre eles. Quanto mais afastados, mais "dores de cabeça" tem a mulher e maior o afastamento do homem e assim, sucessivamente, num circulo sem fim, a menos que alguém o interrompa.

Primeiro, é preciso parar e tentar perceber qual a sua responsabilidade no caso, sem atirar culpas ao outro, depois, aceitar a responsabilidade conjunta e, em simultâneo, trabalhar para construírem uma relação mais sólida e mais intima. Perceber que têm necessidades diferentes e que essas expectativas têm de ser compreendidas e aceites por ambos é fundamental. No fundo, aceitar o outro na sua diferença e perguntar-se "o que posso fazer de diferente?" ou " o que quero que me faz falta?" e depois discutirem, calmamente sobre isso. São duas perguntas básicas em que podem reflectir e responder em conjunto.
 
Quando ambos os parceiros estão demasiado zangados, magoados e ressentidos, às vezes a resolução do problema torna-se difícil e é mesmo necessário recorrer a ajuda externa.



2 comentários:

  1. Bom texto! Homens e mulheres são mesmo muito diferentes o que pode ser muito bom mas também pode ser muito mal!
    Se quiseres espreita o meu blog, falo de temas também relacionados com sexo mas com base na minha experiência.
    http://www.confissoesdos20etais.blogspot.pt/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário. Quanto ao teu blog, já me alapei por lá. Beijinhos.

      Eliminar