5 de fevereiro de 2015

A grande queixa em psicoterapia


Em consultório a principal queixa é de infelicidade. As pessoas não se sentem bem consigo, com os pais, com os filhos, com o parceiro, com os colegas de trabalho, com o corpo, com o que são, o que têm ou o que fazem.

Quando questionados sobre as razões de tamanho mal estar a maioria nega-se a pensar sobre isso e responde "não sei!". Só sabem que não se sentem felizes e muitos deles desenvolveram já doenças físicas que são o espelho desse mal estar interior. 

Há em todos nós um medo enorme de olhar para dentro, de ver o nosso interior, de sentir e pensar sobra as pessoas, as emoções e as situações. Temos medo de sofrer, de perceber o que não queremos e ver o que não desejamos. Preferimos uma má situação conhecida a olhar, pensar e resolver o que está mal para tentarmos viver felizes. Preferimos o conforto da rotina do que o desconhecido assustador. Temos tendência a deixarmos a nossa vida na mão do destino em vez de lhe tomarmos o pulso e sermos o capitão do navio. Esse é o grande desafio que se coloca ao profissional. Ajudar o paciente a ser dono do seu destino.

Aqui, como em muitas outras áreas, não há milagres. Se não forem vocês a "olhar pra dentro" de vocês e da vossa vida, ninguém mais o fará. É doloroso mas vale a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário