3 de setembro de 2014

10 motivos porque as mulheres japonesas não engordam e vivem mais tempo



Foi publicado um livro escrito por Naomi Moryama chamado Japanese Women Don’t Get Old or Fat, isto é, as mulheres japonesas não envelhecem nem engordam, onde a autora defende que os hábitos alimentares do japão estão na base deste facto. Nos últimos 25 anos, a média de idade das mulheres japoneses é de 86,4 anos, recorde mundial, e os homens têm também a mais elevada taxa de esperança de vida entre 192 países e isso deve-se, segundo a autora, aos seus bons hábitos alimentares,  mantendo-os saudáveis e activos por mais tempo.

1- Nas cozinhas japonesas encontra-se uma pequena variedade de alimentos que são a base da alimentação diária em todo o país
peixe
algas
vegetais
arroz
soja
chá verde
fruta

2 - Os japoneses gostam de cozinhar e comer em casa. Numa refeição típica comem peixe grelhado com vegetais, sopa de missô (normalmente preparada com soja, hondashi, tofu e cebolinho; algumas vezes acrescentam-se outros legumes), uma tijela de arroz e para sobremesa fruta fresca. Acompanham a refeição com chá verde. Apesar de serem apenas 2% da população mundial, consomem cerca de 10% do peixe e ingerem mais ómega 3 que qualquer outro povo.


 3 - Dão preferência aos produtos frescos e da época

4- Comem pequenas porções de cada vez e dão grande importância ao aspecto visual dos alimentos que deve ser colorido. Usam pratos um terço mais pequenos que os americanos, por exemplo, e não os enchem.


5- Cozinham de forma lenta e suavemente, dando preferência aos grelhados, aos cozidos ao vapor e à utilização do wok.

6- Comem diariamente arroz e não pão como os ocidentais.

7 - A refeição mais importante para eles é o pequeno almoço que pode conter sopa, arroz, peixe, ovos, algas e chá verde.

8- Os bolos e outras sobremesas são consumidos raramente e em pequenas porções. Sabem o mal que o açúcar processado e os produtos de pastelaria em geral fazem e evitam-nos, reservando-os apenas para os dias de festa


9- Têm com a comida uma relação mental saudável, não se preocupam com o excesso de peso nem com dietas e não aderiram ao fast food.

10 - O exercício físico está incluído na sua actividade  diária e desenvolveram hábitos de andar de bicicleta, caminhar e meditar sem esforço.

Se lutam contra o excesso de peso, hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, problemas respiratórios, cardiovasculares, osteoarticulares, digestivos ou outros associados à má alimentação, aprendam a comer com os japoneses, seguindo estas dez simples regras e passarão a sentir um maior bem estar geral que com certeza terá repercussões a nível psíquico, nomeadamente a nível da auto estima, isolamento social, depressão e ansiedade: Lá diz o povo que somos o que comemos.


Sem comentários:

Enviar um comentário