24 de junho de 2014

Dicas para melhorar a auto estima


A auto estima é a ideia que fazemos de nós próprios e essa opinião é umas vezes positiva e outras negativa. Quem não conhece alguém que achando-se o máximo, acha que tudo lhe é devido e que todos lhe devem prestar vassalagem? E alguém, oposto, que acha que não merece nada e que tudo de negativo que lhe acontece é justo porque não se acha digno de algo de bom? São exemplos muito grosseiros de pessoas que reflectem o conceito que cada um tem de si.


É claro que todos percebemos que o segundo terá muito mais tendência para se boicotar e o primeiro é com certeza uma pessoa mais feliz, dinâmica e concretizadora. São análises demasiado simplistas, mas que servem como ponto de partida para o que quero, deixar pequenas dicas para aumentar a auto estima.
  • fazer uma lista de coisas que sabe fazer bem. Pode ser qualquer coisa, não importa o quê, desde que sejam coisas que reconhece que faz bem. Pode ser "apenas" aquele bolo de laranja que todos elogiam, o jeito para a costura, acalmar uma criança com birra, sei lá, os exemplos são inúmeros e cada um sabe bem em que é que é bom.
  •  guardar essa lista consigo e relê-la sempre que necessário.
  •  treinar o pensamento positivo sempre que o "diabo interior" ataca. Todos temos um "diabo interior" que nos critica e nos diz que não somos capazes quando estamos perante qualquer tarefa. Devemos aprender a contradizer essa voz interior, tentando convencê-la do contrário. Será como conversar com um amigo que nos diz que está com medo de iniciar qualquer coisa por medo de falhar. Normalmente aí sabemos enumerar as qualidades que o farão superar a tarefa, mas esquecemos de fazer o mesmo connosco, esquecemos que somos o nosso maior amigo e somos normalmente o nosso primeiro inimigo. Se necessário voltar à lista para dar exemplos do que fazemos bem.
  •  ter consideração e respeito por si. Identificar o que o fará feliz, o que realmente precisa para se sentir realizado, produtivo e útil  e mobilizar a sua energia nesse sentido. Não é fácil de fazer e não estamos habituados a isso mas temos de tentar.
  • aprender a aceitar elogios. É algo que temos muita dificuldade em fazer, achamos que a pessoa não está a ser sincera ou que não o merecemos e temos tendência para o desvalorizar. Aceitar elogios verdadeiros e espontâneos e sentirmo-nos merecedores deles é algo que faz bem á nossa auto estima.
  • estabelecer objectivos e decompor esses objectivos em pequenas metas e festejar cada pequena conquista. Lembre-se que a escada se sobe degrau a degrau.

São apenas algumas dicas, outras mais haverá, mas penso que estas são boas para iniciar o seu percurso e daqui a algum tempo deixarei mais umas quantas.

2 comentários: