30 de maio de 2014

Como procurar um terapeuta

Quem se encontra a atravessar alguma dificuldade na vida, na relação, com os filhos ou pais, no trabalho ou em contexto social, por outras palavras, em sofrimento, e resolve procurar um terapeuta depara-se muitas vezes com a dificuldade de saber como procurar e a que profissional se deve dirigir.

Temos os psiquiatras, psicólogos, terapeutas familiar, profissionais de aconselhamento matrimonial e familiar, assistentes sociais, etc., ou seja,  temos uma panóplia enorme de profissionais, aptos para fornecer serviços na saúde mental,  e isso confunde as pessoas. Cada um destes profissionais tem uma formação, conhecimentos, experiências, objectivos e populações específicos e se soubermos a que cada um deles se dedica e como, estaremos com certeza mais capazes de fazer uma escolha adequada ao nosso caso e ao que pretendemos obter.

Lembre-se que um bom terapeuta vale ouro e é meio caminho para o sucesso. Genericamente, deve procurar alguém com quem consiga estabelecer uma relação empática, que lhe transmita confiança, e lhe dê segurança e não faça julgamentos porque, se tal não acontecer, a probabilidade de sucesso da terapia estará muito comprometida. É difícil fazer um bom percurso terapêutico com alguém em quem não se confia ou com quem não nos dá segurança porque, em ultima análise, disso já nós temos de sobra na nossa vida.

Deixo aqui uma pequena descrição de cada um deles que vos pode ser útil na hora da escolha

Psiquiatra - são médicos, com especialização no diagnóstico e tratamento de doenças mentais, prescrevem medicamentos e podem, simultaneamente, conversar com o paciente porque muito deles acumulam a formação médica com a formação psicoterapêutica

Psicólogo clinico - são licenciados em psicologia, a ciência que estuda o comportamento e a mente humana, são treinados em psicoterapia e aconselhamento, indicados para problemas emocionais, não usam medicação, mas podem muitas vezes trabalhar em conjunto com psiquiatras. Ajuda-o a perceber o que o aflige e a arranjar estratégias para fazer frente às situações. A terapia cognitivo comportamental ou de orientação analítica são as suas principais ferramentas de intervenção e é com base nelas que o ajudam a mudar as percepções que tem de si ou do que o rodeia.

Assistente social - são especialistas que prestam serviço social em contexto relacionado com a saúde, que agora são regidos por planos de saúde. Têm como objectivo manter ou melhorar o funcionamento social de uma pessoa no seu ambiente e ajudam as pessoas a resolver problemas familiares e sociais.

Counselling - é uma palavra de origem inglesa que significa aconselhamento e que define o processo de interacção entre duas ou mais pessoas e tem como obejctivo levar a pessoa a fazer escolhas acertadas, partindo do pressuposto de que cada individuo tem dentro de si os recursos necessários para a resolução de um problema. Podem ter ou não uma licenciatura mas alguns deles baseiam o seu trabalho nas suas próprias experiências como é o caso, por exemplo, dos casos de abuso de substâncias, gestão de stress, impulsos suicidas, vícios. Trabalham muitas vezes em conjunto com outros profissionais da saúde mental.

A terapia é um processo dinâmico e, como tal, é essencial que escolha o terapeuta que melhor se adequa à dificuldade que atravessa ou ao objectivo que tem em mente. Não escolha por impulso, informe-se sobre a pessoa que pretende contactar, rejeite profissionais não credenciados e com certeza irá ser bem sucedido.


Sem comentários:

Enviar um comentário