20 de maio de 2014

Ainda os exames nacionais do 4º e 6º ano

Depois de publicar o post anterior, sobre os exames nacionais do 4º e 6º ano que esta semana são realizados, alguns leitores comentavam que parecia, pela forma como escrevia, que os desvalorizava, não lhes dando a importância que, eventualmente, esses leitores achariam devida.

Admito que possa não ter sido totalmente clara no que queria transmitir e, assim sendo, venho esclarecer que, para mim, os exames nacionais são importantes, sim, mas também acho que não devemos focar toda a nossa atenção apenas num momento lectivo nem devemos transmitir às nossas crianças que o resultado final depende apenas desse momento. Se o fizermos, corremos o risco de estar a ensinar que não importa como trabalhamos ou nos comportamos no resto do tempo se, depois, num único teste, conseguirmos nota elevada. E estamos também a criar uma situação potencialmente ansiogénica, transformando um teste num caso de vida ou morte. Não concordo nem defendo esta postura.

Parece-me importante realçar aos miúdos, principalmente até aos 10/12 anos de idade, que a nota que lhes será atribuída no final se baseia num conjunto de factores, denominados critérios de avaliação e, se possível, no inicio do ano lectivo e sempre que haja necessidade, devemos ter o cuidado de os ler em conjunto com eles, verificar se eles compreenderam o processo de avaliação e se se empenham nele activamente. Temos de ter em mente que para além dos conhecimentos, os nossos filhos estão também a adquirir valores e atitudes que lhes serão tão ou mais úteis no futuro como o saber escrever e contar.

Salientar que a avaliação é um processo dinâmico e contínuo, que resulta de uma multiplicidade de factores e que eles  devem valorizar as duas vertentes: a aquisição de conhecimentos e a aprendizagem e também a aquisição de atitudes e valores porque a avaliação não reflecte apenas a média das percentagens e classificações obtidas mas também as questões sociais e relacionais avaliadas normalmente em parâmetros como: empenho (ser pontual, não faltar injustificadamente, levar o material necessário, realizar os trabalhos da aula e de casa, participar) e sociabilidade (respeito pelos outros, cumprimento das regras, cooperação com os colegas).
Estas questões relacionadas com as  atitudes e valores são tanto mais importantes quanto mais jovens eles forem porque é nestas idades precoces que se forma a consciência  moral e identidade do Eu.

Estou convicta que, se conseguirmos criar nos nossos filhos, hábitos de estudo diários e atitudes adequadas durante todo o ano, não será a nota do exame que irá estragar todo um trabalho desenvolvido. Também me parece que se um aluno for trabalhando diariamente, dificilmente terá um resultado negativo no exame a menos que nesse dia se passe algo de anormal ou que stress tanto que deixe de ser capaz de raciocinar. E lá está, se tal acontecer, lembrem-se que o peso deste exame é de apenas 30%, logo não será suficiente uma nota negativa para que a criança não transite de ano.

Espero ter sido mais clara desta vez e que agora percebam qual a minha posição.

Sem comentários:

Enviar um comentário